Entorno do DF

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) alcança Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Planaltina e muitos outros municípios.

A construção de Brasília exerceu forte atração para imigrantes em busca de trabalho, em virtude da necessidade de mão de obra para sua realização. Após sua inauguração em 1960, ocorreu um acelerado processo de ocupação da região do entorno do Distrito Federal e dos municípios goianos próximos à Capital Federal, resultando num aumento populacional rápido e desordenado.

Uma das consequências desse aumento populacional desordenado foi a disparidade socioeconômica entre o Distrito Federal e seus municípios vizinhos, fato que motivou os estados de Goiás e Minas Gerais, juntamente com o Distrito Federal, a criarem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

A RIDE foi criada pela Lei Complementar n° 94, de 19 de fevereiro e regulamentada pelo Decreto n° 2.710, de 04 de agosto de 1998, alterada pelo Decreto n° 3.445, de 04 de maio de 2000. A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.

Entre os principais interesses de atuação da RIDE podemos destacar:

- infraestrutura;
- geração de empregos e capacitação profissional;
- saneamento básico;
- uso, parcelamento e ocupação do solo;
- transportes e sistema viário;
- proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
- saúde e assistência social;
- educação e cultura;
- combate às causas de pobreza e aos fatores de marginalização;
- telecomunicações;
- segurança pública.

A RIDE totaliza mais de 800 mil habitantes, além de Brasília que possui 2.570.160 habitantes. Os municípios mais populosos são, respectivamente: Luziânia (174.531), Águas Lindas de Goiás (159.378), Valparaíso de Goiás (132.982), Novo Gama (95.018) e Planaltina (81.649).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A concentração populacional nesses municípios é explicada pela proximidade de Brasília, pois das cidades citadas acima, a mais distante da Capital Federal é Luziânia, com apenas 58 km de distância. Essas são consideradas cidades-dormitórios para uma parcela da população que trabalha em Brasília, retornando às residências apenas para dormir.

Região do Entorno do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores