quarta-feira, 26 de abril de 2017

Centro de Excelência Unb/BRE apresenta resultados de pesquisa em inovação e sustentabilidade

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Encontro Anual do Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis (ENACE) apresentou resultados de pesquisas na área de inovação e sustentabilidade do ambiente construído, processos e produtos aplicados na indústria da construção.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (Unb) na terça(25) e contou com a participação de pesquisadores que apresentaram os resultados de pesquisas com temáticas relacionadas à inovação e sustentabilidade do ambiente construído, processos e produtos, resiliência urbana, projetos de arquitetura e urbanismo inovadores e sustentáveis, aplicativos para inovação e sustentabilidade do ambiente construído.

Os pesquisadores vão concorrer a três bolsas financiadas pela BRE Trust, uma empresa do setor produtivo da Inglaterra que realiza parceria com a UnB com o objetivo de diminuir a distância entre o setor proutivo e as unidades de pesquisas em todo o mundo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Sofia Soares Dias, diretora de visuais que cuida do marketing da Quimera Consultoria que é a empresa júnior de letras da universidade de Brasília conversou com a equipe Cia das Entrevistas.

Blog - Qual o papel da Quimera neste encontro?

Sofia – Nós estamos recepcionando o evento ENACE, mas também fizemos a divulgação in loco e também on line do evento, pelo Facebook e pela UnB.
Blog – Qual a importância do ENACE?

Sofia – O ENACE vai falar da parceria da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB com a BRE. Que é ma empresa que faz projetos sustentáveis em todo o mundo, então essa parceria com a UnB vai ser muito boa por que eles vão tentar criar ambientes sustentáveis e isso vai trazer para a UnB muito lucro e muita visibilidade no âmbito acadêmico tanto do Brasil como lá fora.

Blog – Também tem o processo e o produto que vai ser inovação e sustentabilidade que será apresentado por pesquisadores da UnB para concorrer a três bolsas?

Sofia – Sim, vão ter três bolsas no valor de trezentas libras cada e a gente vai fazer as inscrições dos pesquisadores que tiverem projetos e propostas, vai ser muito interessante para os alunos não só de arquitetura como engenharia civil, engenharia florestal, vai ser muito bom.

Blog – Então o edital está aberto.

Sofia – Sim, e também fazemos as inscrições presenciais aqui.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pedro Muza, graduando em arquitetura pela FAU/UnB também conversou com a equipe do blog Cia das Entrevistas.

Blog – Qual a importância da Natureza no ambiente construído?

Pedro Muza – Todo o processo de evolução do homem foi constituído 99% em ambientes naturais e com o advento das cidades você tem essa história do mundo, a gente morando em ambiente artificiais, é uma história muito recente levando em consideração a evolução humana, então é de fundamental importância que a gente tenha contato com a Natureza justamente por esta questão da Biofilia e a nossa afinidade de ser humano que a gente tem com esse contato com a Natureza.

Blog – E a inovação, no caso do Designer Biofílico, você acha possível ser colocado em prática na indústria da construção aqui em Brasília?

Pedro Muza – Sim, por que o Designer Biofílico geralmente ele não precisa ter soluções mirabolantes, ele pode começar por exemplo com espaços verdes internamente de um prédio, ele pode ser considerado também sustentável com soluções de materiais, de especificações de materiais mais sustentáveis, então não é nada não atingível, realmente mudanças pequenas que o Designer Biofílico queira permear na construção.

Blog – Século XXI e a Natureza bastante importante e presente também nas novas tendências da construção, correto?

Pedro Muza – Sim e precisamos desse olhar mais cuidadoso no sentido de preservá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASÍLIA OFFICE