segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Oposição derrotou governo nas maiores cidades, diz Caiado

A oposição em Goiás saiu vitoriosa das eleições deste ano ao eleger prefeitos nos maiores municípios. A avaliação é do senador Ronaldo Caiado (Democratas), que acredita que os resultados terão reflexo em 2018


Levantamento feito pela rádio 730 mostra que destes 20 grandes municípios, que concentram 58% do eleitorado, foram eleitos sete prefeitos da oposição.

Aparecida de Goiânia, Formosa, Goianésia, Catalão, Rio Verde, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto somam 659.963 eleitores. Já os cinco partidos da base das 20 maiores cidades somam 561.020 eleitores. A oposição também conta com a vantagem de Iris Rezende (PMDB) na corrida pelo segundo turno em Goiânia, onde são contabilizados 957.161 eleitores. Em Anápolis e Senador Canedo a disputa segue indefinida ainda.

“As eleições deste domingo mostraram o crescimento da aliança do DEM com o PMDB em várias cidades de Goiás. Saímos vitoriosos em cidades que são referências regionais e essas alianças indiscutivelmente darão uma base forte de apoio tanto no próximo ano quanto em 2018”, avaliou.

Em algumas cidades houve derrotas emblemáticas para a base do governo. É o caso de Pirenópolis, onde João do Léo (Democratas) derrotou a máquina do governo e se elegeu com 47,86% dos votos contra 28,53% do adversário. Em Minaçu, o senador também fez um prefeito, Nick Barbosa (Democratas), que contabilizou 41,57% dos votos. Lá a disputa era com o ex-deputado federal Carlos Aberto Lereia, que amargou derrota com 32,37%.

O quadro de vereador da capital também mostra um novo equilíbrio de forças com a vitória de Jorge Kajuru (PRP) com quase 30 mil votos a mais do que a segunda colocada do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASÍLIA OFFICE